terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Floresta Amazônica



Resultado de imagem para amazônia fauna e flora

Apesar de ter um grande parque industrial, a matriz energética brasileira é constituída principalmente pelas hidrelétricas. O desmatamento, contudo, é responsável por cerca de 75% de 1 bilhão de toneladas de gás carbônico emitidos na atmosfera. Desse total, 59% são provenientes da Amazônia.
O problema é que, em vez de diminuir o ritmo de derrubada de árvores, como ocorreu de 2004 a 2007, a tendência agora é aumentar. Além de contribuir para o aquecimento global, o desmatamento da Amazônia traz consequências para o regime de chuvas do continente. Com a floresta modificada, podem ocorrer mudanças nas estações chuvosas de várias regiões, prejudicando a agricultura e o fornecimento de água para energia.
              Na reunião mundial de Bali, em 2007, o governo brasileiro se propôs a criar um fundo, formado por doações de países e empresas, para aumentar os recursos de combate ao desmatamento sempre que o país conseguisse reduzir a taxa de perda de floresta abaixo de um patamar de 19.500 km2 (média do desmatamento na Amazônia entre 1996 e 2005).
Mas nos últimos meses o desmatamento voltou a crescer, e a Amazônia é uma preocupação mundial.

FAUNA
Resultado de imagem para amazônia fauna e flora

A fauna amazônica é a mais espetacular do planeta, incluindo felinos, roedores, aves e primatas.
Sua bacia hidrográfica possui a maior diversidade de peixes do mundo: entre 2.500 e 3 mil espécies. Destas, destes vários são muito cobiçados dos amantes da pesca esportiva.
Além disso, na Amazônia vivem 1.300 espécies de pássaros e 300 de mamíferos. No total, a fauna da região totaliza mais de 2 milhões de espécies, muitas das quais encontradas apenas na região. Com frequência os pesquisadores descobrem novas espécies.

FLORA
Resultado de imagem para amazônia fauna e flora
Em meio à floresta há inúmeras espécies comestíveis, oleaginosas, medicinais e corantes. Das 100 mil espécies vegetais presentes na América Latina, cerca de 30 mil estão na Amazônia. A planta mais famosa é a Vitória-regia, a flor símbolo da Amazônia. Conhecida como a "rainha dos lagos", a vitória régia (Vitoria regia lindl) abre suas folhas nas águas rasas e sem correnteza, formando uma bandeja redonda verde.
Os diferentes graus de umidade durante o período de cheia dos rios, de qualidade do solo, nos ventos e nas chuvas propiciaram formações vegetais bem distintas. A soma delas é que forma uma região única no planeta e dá vida à grande biodiversidade amazônica.

Referência:

FRANÇA, Martha San Juan. Como preservar a floresta. Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_307948.shtml>. Acesso em: 23 de janeiro de 2016.

 Fauna e Flora na Amazônia. Disponível em: <http://biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=3907>. Acesso em: 23 de janeiro de 2016.  

Reciclagem: ajudando a preservar

Resultado de imagem para reciclagem
Com o aumento populacional do mundo e com a industrialização, aumenta-se também  a produção de resíduos orgânicos e inorgânicos. Devido essa grande quantia de lixo, reciclar se torna uma atitude cada vez mais  importante.
Reciclagem é o nome dado ao processo de reaproveitamento de objetos usados para confecção de novos produtos. Atualmente algumas empresas já usam o procedimento como uma forma de reduzir os custos e também contribuir para a preservação. Os materiais mais reciclados são o papel, o plástico, o vidro e o alumínio. A coleta seletiva do lixo e a reciclagem são cada vez mais conhecidas em todo o mundo.
O alumínio pode ser reaproveitado totalmente já que ao ser derretido ele retorna para as linhas de produção das empresas fabricantes de embalagens. Como as cidades com grande crescimento da população não tem locais para instalar seus depósitos de lixo, a reciclagem é uma grande solução econômica.
Na zona rural, a reciclagem do chamado lixo orgânico que seriam restos de alimentos, são utilizados para fabricação de adubo orgânico que é utilizado para preparar o solo das plantações.( Veja como: <https://www.youtube.com/watch?v=6pneIjW_02c>). Já com os outros materiais podem ser feitas varias outras coisas como itens decorativos e artesanais.
Alguns materiais inorgânicos levam até 5.000 anos para se decompor. Veja alguns produtos que você pode reciclar:
·  Papel: jornais, folhetos, caixas de papelão, revistas e demais embalagens feitas de papel;
·  Vidro: garrafas, frascos de medicamentos e algumas embalagens de alimentos;
·  Plástico: garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas dos supermercados;
·  Metal: latas de alumínio, de aço, tampas, cobre, alumínio, pregos, etc.
Resultado de imagem para reciclagem e decoração 

Resultado de imagem para reciclagem e decoração com vidro

Resultado de imagem para reciclagem
A maioria dos materiais que simplesmente jogamos no lixo pode ser reciclada. Reciclando, você ajuda a preservar e a melhorar o planeta para as gerações futuras, diminuindo a poluição e mantendo os recursos naturais.

Referência:  

PATRIOTA, Gonzaga. A importância da reciclagem. Disponível em: <http://portal.rebia.org.br/ecologia-humana/5953-a-importancia-da-reciclagem->. Acesso em: 20 de janeiro de 2016.